terça-feira, 31 de julho de 2007

Jesus assumiu a nossa culpa, mas nao somos culpados...somos AMADOS!


Se Jesus assumiu toda a nossa culpa e nossos pecados, é claro que Ele sofreu as conseqüências do pecado, mesmo sem tê-lo cometido.
Como o corpo de Jesus é místico e como o pecado não podia tocar-lhe a alma, feriu o Seu corpo. “O salário do pecado é a morte”, Jesus provou da morte que é conseqüência do pecado.
O corpo de Jesus ilustra de forma inefável, como fica a nossa alma por causa do pecado.
Toda a imagem da Cruz revela os caminhos do pecado. Vejamos do que se trata:
-Jesus é coroado de espinhos. Tem a cabeça ferida. Nossos pensamentos, nossa razão e orgulho nos fazem pecar contra Deus.
-Nossas mãos, pecam ao praticarem delitos e ao se fecharem à caridade e ao irmão.
-Nosso coração ferido pelo ressentimento nos leva pelos caminhos da falta de perdão, que nos afasta de Deus e do irmão.
-Nossos pés, que não obedecem aos mandamentos, e nos fazem caminhar em lugares e estradas que não nos levam a Deus.
-Nossos joelhos que não se dobram diante de Deus para adorá-Lo.
Enfim a imagem do Cristo crucificado, Suas chagas e aspecto, revelam de forma mística o que acontece com a nossa alma quando tocada pelo pecado. Trevas, tremor, morte... Pois como o pecado não pôde entrar na alma de Jesus, as feridas ficaram expostas, porque Sua alma é pura e não há lugar para a mancha do pecado.
Já em nós, as feridas estão dentro; escondidas, mas não menos purulentas, repugnantes e graves que as do corpo do Cristo na cruz.
Contudo, se para tratarmos a ferida, precisamos vê-la, basta olhar para o Cristo na cruz. Em verdade “ fomos curados pelas Suas chagas” ( cf Isaías 53, b), portanto, se ao olharmos para nós mesmos não conseguimos ver aquilo que nos mata, olhando para Jesus crucificado podemos ver e clamar ao Senhor a graça da cura oferecida e garantida na cruz.
Olhando para Ele, conseguimos enxergar por onde começar e que caminho seguir para não provarmos do cálice que o próprio Jesus tomou no Gtsêmani, no nosso lugar.
Quem nunca assumiu uma culpa que não tinha, para livrar (defender) uma pessoa querida? Foi exatamente o que fez Jesus. “ Ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniqüidades; o castigo que nos salva pesou sobre Ele;” ( cf Isaías 53,5).
Outra coisa maravilhosa de saber, é que cada um de nós estava naquele momento em que o Salvador pendia no Madeiro salvífico para nos dar a vida. Cada chaga de Jesus era um de nós. Inflamada sim, mas impressa no corpo Daquele que pode nos curar.
Jesus foi ferido na cabeça para curar os nossos devaneios e desequilíbrio, foi ferido nas mãos para curar e limpar os nossos delitos individualistas e egoístas, ferido no peito, para curar nosso coração, chagado, solitário, desiludido, abandonado. Foi ferido nos joelhos para nos ensinar que aquele que fere os joelhos na oração, pode salvar-se e levar outros a salvação, para mostrar o poder da oração, ferido nos pés para libertar os nossos passos presos ao comodismo e ao pecado, para romper as correntes que nos prendem covardemente ao passado, e nos impedem de caminhar para frente e crescer, em graça e espírito, rumo ao Céu.
Portanto a Cruz, é um posso inesgotável de tesouros eternos, corramos ao seu encontro e a amemos.
Fabrício Alves

Nenhum comentário: