domingo, 11 de setembro de 2011

“Não importa o grau ao qual chegamos, o que importa é seguir decididamente.”(Filipenses 3,16)

                
                 Esta é uma das afirmações mais fortes e misericordiosas que encontramos no discurso de Paulo aos filipenses, porque ela traz em si uma verdade imutável e a certeza concreta de que apesar de todas as coisas, de todos os acontecimentos e atitudes, podemos continuar a seguir o nosso caminho de vida com Deus.
                Paulo, ao mesmo tempo em que era duro em suas afirmações e colocações a respeito do comportamento dos cristãos, se demonstrava por várias vezes um homem consciente de sua debilidade e dos espinhos que trazia na carne, e que o lembravam de sua condição frágil de quem busca melhorar. Demonstrava ao mesmo tempo, misericórdia e força ao viver e ao observar os outros.
                Seguir decididamente implica seguir independentemente de qualquer coisa, de qualquer situação que se apresenta à nossa frente, acima daquilo que nos permitimos viver, e que não é o que Deus espera de nós.
                Afinal de contas, o que mais importa para Deus, não são as vezes que caímos e nos afastamos Dele. O mais importante na caminhada é que conheçamos Aquele a quem nos propomos a seguir, e conhecer também os nossos limites e fragilidades, pois somos todos frágeis, não existe pessoa isenta de fraquezas. Talvez tenha se fortalecido em algum aspecto da vida, mas será frágil em outro.
                Entretanto, a nossa fraqueza deve ser como um caminho, por onde podemos saborear o amor e o cuidado do Senhor nos acompanhando em cada passo.
                Não importa o grau a qual chegamos. Não importa se o nosso coração se esfriou durante a caminhada, pois sabemos onde buscar reavivar a chama que fora abafada pelas preocupações da vida, pelo pecado ou pela vida distante de Deus.
                O que importa é continuar seguindo em direção ao objetivo primeiro, ou seja, ter a coragem de seguir por uma estrada muitas vezes desconhecida e deserta. Seguir “sozinho” faz parte do aprendizado.
                A força necessária Ele nos dará (Atos 1, 8), a nossa parte é querer e deixar que a Graça permeie o nosso coração de modo que sigamos decididamente em frente.
Isto é uma ordem: Sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores.” (Josué 1, 9)


Fabrício Alves

Nenhum comentário: