terça-feira, 4 de dezembro de 2007

O silêncio de Deus...ausência presente






Não há coisa pior do que o silêncio no momento em que mais precisamos de palavras, conselhos ou até mesmo correções, porque quando alguém se dirige a nós nos sentimos importantes, já que somos tão carentes de atenção.
A ansiedade de ouvir a resposta esperada causa um misto de reações em nós, que um minuto se transforma em um ano num piscar de olhos. E parece que quando mais precisamos ouvir é que não conseguimos.
Na vida espiritual especialmente ouvir a Deus é um exercício continuo de busca e espera. Os nossos ouvidos tão acostumados ao barulho do mundo, já não conseguem ficar algum tempo sem ouvir alguma coisa. Estamos acostumados ao barulho, a prova disto, é que só sabemos ouvir uma música em alto som.
No entanto o silêncio é uma grande escola de disciplina e equilíbrio pessoal. Saber silenciar é uma virtude que qualquer pessoa pode aprender.
Jesus sentiu profundamente a dor do silêncio de Deus, no Getsêmani, no caminho até o calvário e na cruz, a dor foi tanta que Ele gritou perguntando ao Senhor porque O tinha abandonado.
Muitos foram os que sentiram a mesma dor, alguns chamaram o silêncio de Deus de “noite escura”, pois neste estado não se conseguia saber por onde andar ou por onde se estava andando.
Por vezes também sentimos aquela dor aguda do silêncio, às vezes até gritamos também.
Quando é necessário, Deus nos responde e atende, quando não é Ele apenas nos consola, ou simplesmente espera de nós uma atitude madura.
Quando o pai vai ensinar o filho andar de bicicleta, por exemplo, ele o segura por um tempo, mas de repente o pai o solta deixando o filho tentar sozinho encontrar o equilíbrio necessário para não cair, mesmo sabendo que ele pode cair e se machucar.
Todas as vezes em que não ouvimos a Deus, é porque com certeza Ele soltou a nossa bicicleta para que nós aprendamos segundo o que Ele já nos ensinou encontrar o caminho certo.
Perto Ele sempre estará para curar as feridas se cairmos, para nos consolar de formos machucados. Pode até não falar ou fazer-se sentir, contudo estará lá de forma simples para nos mostrar que a vida não é tão complicada como os nossos olhos vêem.
Assim o silêncio de Deus não é de forma alguma desatenção D’ele para conosco, é sim mais uma forma de nos ensinar equilibrar a nossa vida de forma saudável. A ausência presente de Deus em nossa vida precisa ser fecunda em cada área da nossa história de vida pessoal e comunitária. Deus nos ensina também quando não fala nada.
“Deus não nos abandona apenas se esconde para aguçar os nossos sentidos em buscá-Lo”. Padre Pio de Pietrelcina.



Fabrício Alves

Um comentário:

Unknown disse...

Olá meu amado amigo, Bi, coisa mais preciosa aos olhos de Deus!!!
É difícil pararmos para escutar o que Deus têm a nos dizer, muitas vezes nos perdemos por falta do silêncio que se faz necessário em muitos momentos de nossa vida.
Esse seu texto nos leva a refeltir sobre a grandiosidade de Deus no silêncio... Que Deus continue te abençoando, pois és instrumento de amor..
Bjs te amooo Biiii