quarta-feira, 15 de agosto de 2007

.:Amar o outro como a si mesmo?





Como é dura esta ordem de Jesus!É quase inaceitável a proposta de amar uma outra pessoa da mesma forma que amamos a nós mesmos, porque nós queremos é ser amados e esta é a sentença de morte de muitas relações como o matrimônio.
Primeira coisa a saber, é que o nosso proximo é aquele que está mais perto de nós, ou seja, quem vive ao nosso redor.
Amar é uma decisão que tem que se tomada diariamente.
Com toda certeza é muito mais fácil ser amado do que amar. Pois, amar requer muitas das vezes, renúncia e abnegação.
Amar aqueles que não nos amam, que não nos dão atenção, que não se preocupam conosco, com os nossos planos e sonhos, é dolorido demais para nós, e por causa disso muitas vezes os relacionamentos enfraquecem e acabam.
Amar as vezes é doloroso, justamente porque temos necessidade de receber algo em troca do afeto que devotamos a alguém, e quando isso não acontece da forma que esperamos, a tristeza acaba invadindo o coração, como se quisesse apagar o nosso gesto de carinho. Então pensamos em desistir de amar, decidimos amar apenas àqueles que demonstram amor por nós.
No entanto o amor que não dói não pode ser considerado autêntico, pois não foi provado, assim como o ourives prova o ouro no fogo para ter certeza de que é realmente ouro e para saber qual o seu valor, o amor precisa passar pelo fogo, para podermos identificar a sua autenticidade.
" O amor é paciente, tudo crê, tudo espera e tudo desculpa" nos diz São Paulo na carta aos Corintios 13.
Assim entendemos que, quanto mais difícil é a situação, mais valioso se torna o amor e que vale a pena continuar amando, pois quem ama é quem é feliz de verdade- amor verdadeiro,não apego ou paixão-.
Também precisamos compreender que, da mesma forma que certas atitudes do outro nos machuca, o outro também suporta atitudes nossas que o machucam. Então porque não tentar amar o outro da maneira que queremos ser amados? Ou seja, da mesma forma que esperamos do outro compreenssão, perdão, amor, carinho, atenção, etc. o outro também espera de nós. Temos duas opções, dar o primeiro passo ou esperar, esperar, esperar...
Com toda certeza a melhor escolha é sempre AMAR primeiro se queremos ser amados, pois pode ser que a pessoa não tenha tido a oportunidade de aprender a amar. Devemos amar justamente quando o outro nao merece ser amado, pois é quando ele está mais necessitado.
O amor tudo supera.
Fabrício Alves

Nenhum comentário: