sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Ser SANTO nas pequenas COISAS...


Depois de muito tempo lendo sobre a vida dos Santos tentando observar e entender o que fez deles "santos" cheguei a conclusao que ser santo nas pequenas coisas é muito mais difícil do que ser santo nas grandes coisas.

Antes quero dizer, que a santidade nao é sinônimo de ausência de pecados. A santidade é a consequência da escolha de estar perto de Deus e fazer com Ele uma aliança.

Ser santo nas grandes coisas é muito fácil e bom. Fazer grandes coisas, ter atitudes heróicas que serão reconhecidas pelas pessoas enchem o ego humano, porque as pessoas vão elogiar, aclamar e exaltar.

Contudo ser santo nas pequenas coisas é difícil justamente porque são atitudes discretas como suportar calado uma palavra que nos agride, ou quando alguém reclama conosco sem razão, e a vontade de responder parece um vulcão em erupçao dentro de nós, mas nós decidimos calar.

Essas são atitudes de santidade que ninguém vê ou exalta porque ficam escondidas no silêncio do coração.

Foi assim que muitos santificaram a alma, experimentando o "anonimato" santo que eleva que alma ao Céu,suportando se tornar pequeno diante dos outros. Este é o forno da humilhação onde são provados os homens e mulheres agradáveis a Deus (cf Eclo 5,5).

Assim, quanto mais vamos ficando "pequenos" aos olhos humanos, vamos crescendo livremente por dentro na graça de Deus.

"O que agrada a Deus, em minha pequena alma, é que eu ame minha pequenêz e minha pobreza." Santa Terezinha do Menino Jesus

Quando passamos a suportar certas situações em que normalmente reagiríamos com grosseria, o nosso coração começa a perceber que não precisamos mais perder tempo brigando e respondendo às "agressões" do cotidiano, pois a mágoa e o rancor, só fazem mal a quem sente, então é totalmente inútil guardar estes sentimentos perniciosos.

Sorrir na hora em que queremos morder o outro é sim uma atitude heróica, mas que fica sob o véu do sorriso, e isto não é falsidade, isto é SANTIDADE autêntica.



Ser santo é ser gente!!!






Nenhum comentário: