quinta-feira, 2 de agosto de 2007

O OLHAR DE JESUS NOS FERE...




Fiquei por muito tempo tentando imaginar o olhar de Jesus na cruz. O que ele olhava ou procurava? O que queria dizer ou saber? Quem Ele buscava ver?
Talvez se repetisse ali na cruz o mesmo olhar que Jesus lançara a Pedro quando este o negou por três vezes.
Pedro chorou amargamente. Mas talvez não tenha chorado por se sentir condenado, porque o olhar de Jesus não condena. Pedro deve ter chorado por ter visto refletir no olhar de Jesus a sua fraqueza, o seu coração temeroso e confuso.
O olhar do Senhor penetra o mais profundo da alma, e Pedro pôde experimentar naquele momento ser sondado, ou seja, ser penetrado pelo olhar misericordioso de Jesus, que fere de amor a nossa alma.
Jesus poderia ter desviado o olhar de Pedro, se o Seu olhar fosse de condenação. Mas justamente porque o Seu olhar era de SALVAÇÃO e cura, Jesus fez questão de penetrar os olhos daquele Apóstolo escolhido para guiar a Sua Igreja. A nenhum outro Jesus olhou dessa maneira.
O medo que Pedro sentiu foi o mesmo medo que Adão sentiu ao ouvir os passos de Deus. O olhar do Senhor por vezes descobre a nossa nudez, mas não para nos constranger e sim para nos curar.
Particularmente penso que se Judas tivesse olhado nos olhos de Jesus antes de beijá-lo com toda certeza não teria forças para continuar.
O olhar de Jesus na cruz, talvez seja o mesmo que penetrou o coração da mulher apanhada em adultério. Jesus abaixou-se até a sarjeta onde se encontrava a mulher. Também ali o Seu olhar não condenava, mas amava e salvava aquela mulher.
O olhar de Jesus reflete não só a nossa fraqueza, mas também e principalmente a imagem do homem curado, do jeito que Deus quer que sejamos; a imagem do homem novo. O que fez aquela mulher mudar de vida, foi exatamente a imagem da mulher nova e feliz que ela poderia ser com Jesus.
Quando Jesus olha para nós, Ele vê o que existe de melhor em nós e enxerga em nós a imagem de Deus.
Conta-se que certo dia Jesus andava com os discípulos, e no meio da estrada havia uma cão morto, em estado de putrefação. Todos prenderam a respiração e passaram longe do cão morto. Jesus porém parou e ficou observando,e Pedro disse: “ Senhor, não vês que está morto e cheirando mal?” e Jesus responde: “Vistes que belos dentes tem este cão?”.
Deus sempre vê o que há de bom em nós, ainda que os outros só vejam morte e podridão. O olhar de Jesus nos devolve à dignidade, assim como o olhar do pai, que esperava o filho na beira da estrada, com ansiedade e esperança.
O olhar de Jesus nos fere de amor e devolve a nossa dignidade que fora roubada pelo mal.

Fabrício Alves

Nenhum comentário: